Já temos uma definição para o termo startup e para o termo produto web. Nesse post vamos falar sobre quem deve criar uma startup de um produto web, ou seja, que tipo de conhecimento é necessário para desenvolver um produto web.
Esforço multi-disciplinar
O desenvolvimento de um produto web envolve conhecimentos de diferentes áreas:
Para aumentar suas chances de sucesso com seu produto web, é importante que vc conheça pelo menos um pouco sobre cada uma dessas áreas. Quanto mais vc conhecer, melhor. É óbvio que não dá para conhecer todos em profundidade mas, conhecer um pouco vai ajudá-lo a conversar com os fornecedores que vc certamente irá contratar para complementar suas especialidades.
Opções de terceirização
Duas dessas áreas de conhecimento vc não pode terceirizar: gestão de produto e gestão de projeto. A gestão de produto é a que olha para fora, a que descobre pessoas com problemas que precisam ser resolvidos, descobre que problemas são esses e qual desses problemas vale a pena resolver. Essa é sua principal função e não tem como terceirizar. A gestão de projeto é a que olha para dentro, ou seja, é o que garante que todas as peças (software, site, design, marketing, campanha, produto, etc/) estão em sincronia. Tb tem que ser interno, não dá para terceirizar.
Sobra para ser terceirizado desenvolvimento de software, experiência do usuário, marketing de produtos, administração de sistema e tema do produto web.
Se vc é um bom desenvolvedor de software, vc pode tocar tb essa parte, podendo até zerar seus custos, e terceirizar somente os outros 4 pontos. Se vc é um expert do tema do seu produto, nessa área vc não precisará de ajuda. Enfim, acho que vc pegou a ideia, né?
Vale tb comentar que, por mais especialista que vc seja em marketing de produtos ou em administração de sistema vc sempre incorrerá em custos em ambas as áreas. Em marketing do produto, por mais viral e social que seja sua aplicação, por melhor que seja seu SEO, vc sempre terá um custo, pelo menos no começo, para chamar os primeiros usuários e, a maneira mais simples e acessível de se fazer isso é via Google AdWords. Já em administração de sistema, existem ferramentas que facilitam muito a tarefa do administrador de sistema, automatizando a maioria das tarefas manuais e criando alertas para pontos sensíveis de performance, mas a infra-estrutura para isso tem custo e, saber gerenciar esse custo faz parte do conhecimento de administração de sistemas.
Próximo post
No próximo post, que irei publicar amanhã, vou falar sobre um exemplo de startup, o ContaCal, o que foi terceirizado para a sua primeira versão e como foi terceirizado.
Comentários
O que vc achou da diversidade de conhecimentos necessários para desenvolver um produto web? Comente! 🙂